top of page

Operador 2020: Aprender a fazer para fazer sabendo!

 

 

Empresa:  Braskem

 

Descrição Sumária do Projeto

 

Por ser uma organização movida pela visão de futuro, é determinante para a Braskem orientar as práticas do presente. Olhar para o futuro e compreender as competências que serão exigidas de cada profissional é exercitar o cuidado com cada um deles e com o futuro da própria empresa. Cada integrante Braskem precisa estar preparado para atuar em cenários cada vez mais desafiadores. Entre estes profissionais, um deles é absolutamente estratégico para os objetivos da organização: o Operador Industrial.

Para atingir o objetivo de capacitar e formar hoje a geração de operadores para atuar no ambiente projetado para 2020, a área de Pessoas & Organização pensou em um projeto inovador na gestão de pessoas – o Operador 2020.

Inspirado no principio fundamental da empresa de que "o elemento mais importante da TEO é o ser humano, pois ele é visto como principio, meio e fim de tudo o que se passa na organização", o Projeto Operador 2020 tem como principais premissas ampliar o horizonte da carreira industrial para os operadores; revisar a carreira operacional para sustentar as ações de expansão e crescimento da Braskem; e tornar esta carreira mais atrativa para novos talentos através de autonomia, interdependência e autodesenvolvimento.

Surge daí a inspiração de pensar não só no que precisa ser feito, mas em como deve ser feito. Com esta iniciativa, a Braskem reforça a missão de preparar a geração de operadores para os desafios futuros, apostando na eficiência de uma equipe formada através de uma base teórica consolidada e no aprendizado de conceitos e práticas que agregam valores, solidificam a cultura empresarial e geram resultados nas rotinas de trabalho para sustentar a excelência operacional.

 

 

 

Resumo do Projeto

 

“Não se aprende, senhor, na fantasia, sonhando, imaginando ou

estudando, senão vendo, tratando e pelejando”.

Camões, em Influenciar e ser Influenciado, n. 1, pg.20

 

A Braskem é a maior petroquímica das Américas, a 3ª maior produtora mundial de polipropileno e tem como base de sua estratégia a competitividade e a autonomia tecnológica, alinhadas ao compromisso do desenvolvimento sustentável. Formada em 2002, com a integração dos ativos petroquímicos dos grupos Odebrecht e Mariani à Copene Petroquímica do Nordeste S.A., produz mais de 15 milhões de toneladas/ano em resinas termoplásticas e produtos petroquímicos e possui a visão estratégica de ser a líder mundial da química sustentável em 2020, inovando para melhor servir as pessoas. Possui o maior e mais moderno complexo de pesquisa do setor na América Latina, o Centro de Tecnologia e Inovação Braskem, com unidades em Triunfo (RS), Campinas (SP) e EUA. Neles desenvolve produtos, processos, aplicações e novos mercados, em parceria com clientes transformadores de plástico.

O desafio da Braskem de crescer, inovar e melhorar cada vez mais seu desempenho está apoiado na gestão de pessoas e no potencial de crescimento dos seus mais de 7 mil integrantes. É um modelo que busca atrair e desenvolver talentos, gerando oportunidades de crescimento e de novos e maiores desafios, com autonomia para fazer mais e melhor. A base desta consciência sobre pessoas vem da TEO (Tecnologia Empresarial Odebrecht), que tem como princípios fundamentais: A confiança no ser humano; A comunicação franca e transparente; A educação pelo e para o trabalho; O poder da sinergia; O cultivo da criatividade; O comprometimento com os parceiros; A melhoria contínua de resultados; O compromisso de reinvestimento.

Uma das premissas da TEO é a de que a qualificação permanente das equipes está diretamente relacionada ao crescimento da organização. Não são indivíduos excepcionais que dão forma a uma grande empresa e, sim, pessoas comuns, com habilidades, competências e limitações humanas que, bem coordenadas, extrapolam os limites individuais e constroem resultados coletivos excepcionais. Com este entendimento e foco no treinamento e desenvolvimento integral do ser humano, a TEO é a bússola na desafiadora jornada de pensar dentro desses limites e recombinar elementos de maneira inteligente, aumentando a produtividade, a eficiência e a efetividade do ser humano e do seu conhecimento na empresa.

Por ser uma organização movida pela visão de futuro, é determinante para a Braskem orientar as práticas do presente. Olhar para o futuro e compreender as competências que serão exigidas de cada profissional é exercitar o cuidado com cada um deles e com o futuro da própria empresa. Cada integrante Braskem precisa estar preparado para atuar em cenários cada vez mais desafiadores. Entre estes profissionais, um deles é absolutamente estratégico para os objetivos da empresa: o Operador Industrial.

Os operadores, pela natureza de sua profissão, têm necessidades de desenvolvimento muito específicas. De acordo com pesquisa da consultoria de recursos humanos ManpowerGroup, a profissão de operador é uma das mais escassas no mundo. O levantamento apontou o Brasil como o terceiro país do mundo com maior escassez de profissionais da área, sendo eles: técnicos em produção, operações e manutenção, além de engenheiros e operadores de produção. Um desafio a auto-sustentabilidade futura?

Duas constatações confirmaram esta preocupação: a falta de visão das novas gerações em relação à carreira técnica como “profissão de futuro” e a falta de consciência dos próprios operadores em relação à importância e dimensão da sua função. A resposta: valorizar esta profissão, unindo as solicitações de treinamento/alinhamento de processos, feitas pelos próprios operadores, com a demanda estratégica de projeção futura da Braskem. Resultado: a implantação de um projeto inovador na gestão de pessoas, que é objeto central deste case, o Operador 2020. Seus principais objetivos: ampliar o horizonte da carreira industrial para os operadores; revisar a carreira operacional para sustentar as ações de expansão e crescimento da Braskem; tornar esta carreira mais atrativa para novos talentos através de autonomia, interdependência e autodesenvolvimento.

Para atingir estes objetivos, é essencial capacitar e formar uma geração de operadores hoje, ajudando-os a buscar o aperfeiçoamento constante de suas competências, para atuar no ambiente projetado para 2020, integrados com as competências essenciais para o futuro da própria Braskem.

São elas: aprender a aprender, de modo a aumentar a prontidão para a incorporação de mudanças ainda parcialmente claras. Estar capacitado para apoiar a empresa na integração da operação em cenários de fusões, aquisições, parcerias e internacionalização. Não só produzir, mas produzir de forma sustentável, inovando continuamente e interagindo com múltiplos stakeholders, em cenários complexos e imprevisíveis. Surge daí a inspiração de pensar não só no que precisa ser feito, mas em como deve ser feito.

Para a Braskem, uma grande oportunidade de garantir o melhor e mais inteligente uso dos recursos, rumo ao futuro. Para P&O (Pessoas e Organização), responsável pela gestão estratégica dos recursos humanos, um grande desafio: transformar em realidade a capacidade de traduzir complexidade e especialização em desempenho. Como? Apostando na estruturação da coordenação interna, na divisão dos desafios da gestão do conhecimento, no planejamento da gestão do conhecimento e inteligência competitiva, no uso do capital social e de relacionamento e na capacidade de produção de valor em rede.

A ampliação da visão sistêmica sobre os processos de trabalho, através de uma base teórica consolidada, e o aprendizado de conceitos e práticas de Qualidade e Produtividade são ferramentas que agregam valores, solidificam a cultura empresarial e geram resultados nas rotinas de trabalho. Desde cedo, são compreendidos, partilhados e vivenciados conceitos como compromisso ambiental, cadeia de produção, saúde, segurança, rede de relacionamento, carreira sem fronteiras, certificação de competências, conhecimento multidisciplinar e liderança educadora. Com esta iniciativa, a Braskem abraça a missão de preparar a futura geração de operadores para os desafios futuros, apostando na eficiência de uma equipe formada através do reforço teórico aplicado e focado na certificação das suas competências técnicas.

Inspirado no princípio fundamental da empresa de que “o elemento mais importante da TEO é o ser humano, pois ele é visto como princípio, meio e fim de tudo o que se passa na organização”, o Projeto Operador 2020 já possui resultados significativos, que apontam para um desenvolvimento sustentável com responsabilidade social, o que a gabarita a se inscrever nesta premiação.

bottom of page